PASSEIOS

• 1.383 km viajados
  • 02 jantares com lagosta
  • 01 primeiro barbear

Com as crianças crescendo, esta foi provavelmente a última viagem de família completa que faríamos. Então do outro lado do lago fomos para Nova Scotia como nossa parada final. E quer saber? Foi ainda melhor do que esperávamos. Pedalamos, andamos de caiaque pela costa de Louisburg, brincamos como quando as crianças eram pequenas e comemos lagosta até acharmos que íamos explodir. Colin até convenceu seus primos a surfar no Atlântico. Não, as crianças não são mais pequenas, mas ao explorar este país aberto percebemos que não importa o quanto mudemos e cresçamos como família, sempre seremos melhores amigos também.

Día 1
Estrada para Cape
As linhas da estrada ficavam para trás conforme saíamos de Halifax a caminho de Cape Breton. Peter havia ouvido a respeito de um mercado que seria ótimo para o almoço em Auld’s Cove, então esta foi nossa primeira parada. Caminhamos e conferimos todos os frutos do mar frescos antes de decidir por uma sopa de peixe para nos abastecer. Dirigimos no fim da tarde antes de chegar a Louisbourg – uma cidade idílica onde as construções perfeitas pareciam pertencer a uma cidade cenográfica. Antes de nos deitarmos, não conseguimos resistir às ostras e lagostas frescas do Lobster Kettle – ambos capturados há poucos minutos de nossa singular pousada.
Día 2
Pedalando de volta no tempo
Hora de um pouco de história da França na Fortress of Louisbourg. Caminhamos através da neblina para a antiga fortaleza, encontrando todos os tipos de personagens, de soldados a engenheiros. Depois da abundância de história, preparamos nossos caiaques para a próxima manhã e subimos nas nossas bicicletas. Pedalamos pelas ruas, baías e prados de Louisbourg, tentando chegar em primeiro lugar. Margaret achou que tivesse ganhado, mas papai mostrou que tinha ainda forças em suas pernas. Nós tivemos um merecido descanso para o pôr-do-sol. Pouco antes de se pôr completamente, ouvimos a buzina da caminhonete para nos pegar para o tour. Sorte para o cansado papai.
Día 3
Vida aquática
Nós tiramos os sonolentos adolescentes da cama e entramos em nossos caiaques assim que o sol apareceu. A água estava calma e linda – perfeita para remar. Passamos de caiaque pela fortaleza no final da manhã e decidimos nos secar para almoço e em seguida jogar mini golfe. Depois fomos à Main-à-Dieu para curtir o calçadão e a praia. Assim que tiramos a areia dos dedos, de volta aos caiaques para um último passeio. A luz começou a sumir vagarosamente enquanto passávamos por uma antiga igreja e finalmente voltamos à nossa fiel pousada – um local que agora parece tão familiar quanto nosso lar.
Día 4
Passeando por aí
Entramos no carro mais uma vez e pegamos a estrada. Nossa primeira parada foi em Baddeck em Cape Breton, onde as crianças tiraram uma curta soneca na doca... e nós fizemos o mesmo. Daí fomos de volta pra SUV e seguimos para Mabou e Whycocomagh (ah, esses nomes canadenses) para comer delícias e aproveitar a ótima conversa com alguns locais em um excelente almoço em um pub. Depois de tanta comilança, decidimos que um pouco de atividade era necessária. Por sorte, o terreno local de montes cobertos por grama, faróis e estaleiros foi mais do que recompensador para nosso grupo de caminhantes bem alimentados.
Día 5
Soldados e cervejarias
De uma Fortaleza para uma cidadela. Parecia que para os franceses não faltavam batalhas para se preocuparem antigamente. A família toda entrou no espírito, nos inscrevendo para sermos soldados por um dia. Fantasias, trombetas, rifles e marchas nos fizeram sentir a tarde como se voltássemos 200 anos no tempo. E que melhor poderia nos trazer de volta à realidade? Sorvete seguido por fish n’chips (peixe com fritas) é claro. Antes de nosso tour cervejeiro, eu desafiei Colin para entrar em uma barbearia antiga e bem organizada para fazer a barba pela primeira vez. Era uma excelente oportunidade para uma foto. Depois de conhecer a cervejaria, decidimos que era hora do jantar em um dos prédios mais antigos de Halifax – com direito a algumas risadas das fotos no barbeiro.
Día 6
Surfando
Nosso último dia em Nova Scotia teve definitivamente um tema marítimo. Começamos na loja de surfe olhando seus produtos, depois nos aventuramos pela Blue Rocks. Passeamos pelas lojas e galerias de Lunenburg, tivemos um encontro inesperado com um construtor de navios e depois almoçamos os melhores mexilhões das nossas vidas. Mais tarde, em uma destilaria que achamos ao acaso, vimos papai fazendo anotações e desenhando projetos – tivemos que tirá-lo de lá. Para fechar a tarde fomos para Hirtle’s Beach. Cavalgamos e as crianças surfaram – ambas emoções que ficarão para a vida. Por fim, nos despedimos de nossa viagem e de Nova Scotia da forma mais apropriada possível – a bordo de um veleiro.